quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

LibreOffice 3.5 carregamento mais rápido do que nunca

Pois é foi lançado o Release Candidate 3 do LibreOffice 3.5, ele está mais enxuto o que diminuiu ainda mais o tempo de espera para abertura de qualquer aplicação da suíte de escritório mais livre do mundo, nos testes realizados a média de abertura do Calc por exemplo foi de 2 segundos isso é muito importante porque em outros tempos chegava a marca de quase 5 segundos para o antigo OpenOffice, e claro que depois que qualquer aplicação foi inicializada uma vez se tiver sido fechada não se preocupe, o LibreOffice cria um cache que fica ativo durante toda a sessão do sistema operacional, economizando ainda mais o tempo de abertura daquela aplicação novamente e que não chega nem a 1 segundo para reabri-la novamente. Faça você mesmo seus teste e vislumbre esta tecnologia que é feita a partir dos sangues bons da comunidade OpenSource para o LibreOffice.
P.S.: É totalmente de graça e a versão é full, ou seja não existe versão demo pode usar a vontade e sem medo de ser processado por infringir leis de direitos autorais (nós somos LIBRES)

Esse pacote de software foi feito para você, sem preconceito algum é desenvolvida versão até para o seu Windows, e claro! principalmente para LINUX.
clique na imagem para baixá-lo
Para instalar esta nova versão seria bom desinstalar a anterior que você tem no seu linux e para isso siga as instruções se não souber como fazer.
Para remover a versão anterior do LibreOffice digite o comando abaixo como root #:

apt-get remove LibreOffice*

Para remover versões do BrOffice ou OpenOffice repita o comando substituindo o nome da aplicação.
Interpretando o comando: Este comando diz que desinstale o que tiver qualquer relação com a chamada LibreOffice, não sobrará pedra sobre pedra :)

Agora com certeza você já deve ter baixado a sua versão conforme informado logo acima né? não se esqueça de baixar além do instalador a tradução e o helper no idioma escolhido, se for utilizar o LibreOffice em inglês, então não se preocupe ele já vem em inglês.
Então utilizando um terminal de comando e como usuário root (#) entre na pasta onde está os arquivos baixados , geralmente na pasta Downloads utilizando o comando "cd" assim:

cd /home/usuario/Downloads 

No meu caso ficando assim no terminal:
usuario@maquina:~/Downloads#

Agora vamos descompactar o pacote de instalação digitando:

tar -vzxf LibO_3.5.0_Linux_x86_install-rpm_en-US.tar.gz 

Agora o pacote de tradução:

tar -vzxf LibO_3.5.0_Linux_x86_langpack-rpm_pt-BR.tar.gz

E por final o pacote de ajuda do LibreOffice:

tar -vzxf LibO_3.5.0_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR.tar.gz

INICIANDO DEFINITIVAMENTE A INSTALAÇÃO DO LibreOffice
Para iniciar a instalação de cada um destes pacotes é preciso acessar as pastas criadas na descompactação, lembrando que para todos os pacotes existe uma pasta chamada DEBS, onde será nosso ponto de partida para instalar cada um dos pacotes, só um detalhe, dentro da pasta DEBS do pacote de instalação existe uma pasta especial que temos que entrar nela somente ao finalizar todos os pacotes, esta pasta é responsável por conter arquivos que vai gerar os ícones de atalho da suíte no menu de qualquer linux seja ele rodando Gnome, KDE, Xfce ou outro. Vamos lá!

Ainda dentro da pasta Downloads onde foi descompactado os arquivos e criado as novas pastas, acesse primeiro a pasta de instalação com o comando "cd", lembrando que você tem que ser "root"

cd LibO_3.5.0rc3_Linux_x86_install-deb_en-US/DEBS

Instale com o comando abaixo:

dpkg -i *.deb

Ao final volte para o nível da pasta Downloas utilizando o comando "cd .." e repita a mesma coisa para as outras pastas de idioma e ajuda, mas quando finalizar entre novamente na pasta LibO_3.5.0rc3_Linux_x86_install-deb_en-US/DEBS e acesse a subpasta "desktop-integration" e execute o comando "dpkg -i *.deb" novamente e pronto pode seguir feliz da vida a utilização desta suíte maravilhosa que está ficando o LibreOffice.

Um detalhe muito importante do LibreOffice, ao acessar o menu Ajuda encontraremos agora o item "Verificar atualizações..." o que vai economizar tempo, ao invés de ficar baixando os pacotes como normalmente fazemos, precisando somente clicar no menu que será feito a atualização para as novas versões, esperamos que mantenham esta função para sempre :)





Deixe seu comentário
Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário