Tutorial de instalação do BrOffice 3.4.5 Final

             Instale já!

  Eu vou descrever minha experiência aqui na forma de um tutorial de instalação do Software LibreOffice no meu Linux debian e suas variantes como ubuntu, kubuntu, xubuntu dentre muitas outras distribuições baseada em Debian.

Primeiro vamos baixar os pacotes necessários para uma instalação completa e funcional para um brasileiro, então entre no link http://www.libreoffice.org/download lá terá que escolher a versão que vai instalar, tem desde versão baseadas em Linux Debian e RedHat 32(x86) e 64(x64)bits até Mac-os e Ruindows, mas no nosso caso será a versão Linux .deb 32(x86) bit não esqueça de marcar o idioma pt-BR Português (Brasil), surgirá 3 links que pode acessálos daqui mesmo, mas se nunca entrou no site oficial eu aconselho a conhece-lo tem muita novidade lá.

Aqui abaixo já está os três link's para a instalação.
Baixe estes 3 pacotes para um local no seu sistema, pode ser na Área de trabalho ou qualquer outro de livre acesso para um usuário comum, eu criei uma pasta na Área de trabalho com nome /libreoffice e salvei os downloads nela.


Depois que você já tiver os pacotes disponíveis vamos desinstalar todas versões anteriores que existirem no sistema, entre no sistema via terminal com o comando sudo apt-get remove broffice*.* ou sudo apt-get remove openoffice*.* tudo que você conhecia e que era referenciado pelo desenvolvimento junto a ORACLE agora não te pertence mais, aguarde a desistalação...


Após a desistalação...


Esta parte a seguir servirá para todos, inclusive quem vai instalar o LibreOffice pela primeira vez como é o caso dos usuários do XUBUNTU, que não possui a suite instalada por padrão.

Entre na pasta onde salvou o download, faça a descompactação dos pacotes, obviamente será utilizado o modo gráfico para instalar, por isso pode ser utilizado duas formas de instalação, o modo gráfico (menos rápido) e o modo linha de comando (mais rápido e mais organizado) se entrar na pasta onde encontra-se o arquivo ".tar.gz" observe que se clicar com o botão direito do mouse sobre ele você poderá descompacta-los com um simples clique, escolhendo a opção "Abrir com gerenciador de pacotes" ele dará a opção de extrair o arquivo, e depois que entrar na pasta que foi criada na descompactação e realizar a mesma ação com o botão direito do mouse nos arquivos agora de extensão ".deb" será solicitado a execução a partir da "CENTRAL DE PROGRAMAS DO UBUNTU" e isso tem que ser repetido em todos os outros arquivos de instalação .deb um de cada vez como é o caso do arquivo de "help em português" e a "tradução do Libre para a língua portuguesa".


Só que eis a questão, modo gráfico ou linha de comando? para aqueles que querem realmente aprender sobre Linux, a linha de comando resolve qualquer coisa rapidamente e de uma só vez, porque eu estou falando isso? quem for fazer a instalação no modo mais fácil que é o modo gráfico como eu expliquei acima entrando na pasta onde contém o arquivo deb e clicar com o botão direito que a central instala automaticamente, nunca aprenderá realmente a trabalhar com Linux e tem mais, para cada arquivo deb tem que esperar a central terminar a instalação para começar outra, porque não é possível fazer mais de uma instalação simultaneamente, isso também é válido para o modo linha de comando, o que pode ser rapidamente agilizado com um simples comando o sudo dpkg -i *.deb, isso somente 4 vezes por causa que são 4 instalações o libreOffice, o helpe, a tradução e os icones, depois que você utilizar a linha de comando para instalar verá que é muito mais rápido e organizado a instalação e aprenderá muito.

Então a dica de facilidade na instalação foi dada, aqueles que querem realmente aprender siga a postagem abaixo, tenha certeza que estarão executando o Writer bem antes que aqueles que estão instalando no modo "FÁCIL".

PASSO 1= Vamos primeiro instalar o LibreOffice 3.4.5, Já dentro da pasta onde foi baixado os arquivos descompacte o arquivo com o comando tar -vzxf LibO_3.4.5_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz agora entre na pasta que foi criada pelo tar, verá 2 pastas importantes dentro da pasta /DEBS onde fica todo LibreOffice e a pasta /desktop-integration onde fica as configuração de todos ícones para o sistema do LibreOffice no Linux, acesse a pasta "DEBS" com o comando cd LibO_3.4.5_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz/DEBS.

PASSO 2 = Execute o seguinte comando sudo dpkg -i *.deb, onde o -i é de instalação e *.deb diz que tudo que tiver extensão .deb é para instalar.
Depois que finalizar saia da pasta "DEBS" cd .. 

Imaginando que você já tenha descompactado os outros dois arquivos como o comando tar -vzxf nome-do-arquivo.tar.gz .  

PASSO 3 = entre na pasta e execute novamente o comando sudo dpkg -i *.deb ao termino você fará os PASSOS 1 e 2 para os pacotes LibO_3.4.5_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR.tar.gz pacote responsável pela tradução do programa para nossa língua e o pacote LibO_3.4.5_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR.tar.gz responsável pelo aquivo de ajuda do programa na nossa língua.

PASSO 4 = Agora para finalizar volte na pasta de instalação do LibreOffice 3.4.5 e entre na pasta "desktop-integration" que se encontra dentro da pasta DEBS com o comando cd LibO_3.4.5_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz/DEBS/desktop-integration e execute o comando sudo dpkg -i *.deb para que seja gerado os ícones dos aplicativos da suite LibreOffice no menu do Linux.

Feito isso é so comemorar e utilizar a Suite de aplicativos para escritórios mais libre do mundo e na norma ABNT ODT.