Virtualização, é a forma encontrada para solucionar a questão da falta de espaço em um data center ou "sala de equipamentos" para os menos favorecido no ramo de TI.
A maior contribuição que a virtualização oferece atualmente quando se fala tanto em preservação ecológica é a economia de energia, é como se fosse um efeito dominó ao contrário, quanto mais maquinário trabalhando maior o consumo de energia correto? correto!, então se ao invés de adquirirmos 100 rack's lotados de equipamentos para montar um provedor por exemplo, reduzíssemos os gastos comprando somente 50 rack's e implementamos a virtualização, dependendo da quantidade de memória e processamento a virtualização poderá suprir uma demanda similar a um parque com pelo menos 200 rack's o que gera uma economia por dois lados, uma é a economia com eletricidade proveniente do condicionamento térmico (ar-condicionado) para refrigerar tantos equipamentos e a eletricidade que seria utilizada para manter tudo isso funcionando 24/7/365 inclusive os ar-condicionados.
Se fossemos colocar na ponta da caneta veremos que tem muitos outros fatores que não teríamos que dispor de verbas financeira por conta da virtualização como perda de espaço com tantos rack's, sendo que com a virtualização ocupariamos apenas 1/4 do espaço necessário para fazer o que precisamos.
Acho que deu pra você entender não deu? sei não, então vamos lá, vamos virtualizar uma máquina de forma a existir duas, mas vai ocupar o espaço de uma só que é o meu desktop e a máquina virtual propriamente dita, difícil de entender não é? rsrs
Eu utilizo o Linux e para não perder tempo formatando meu hd posso virtualizar uma máquina dentro do Linux para instalar o #Ruindow$, com isso economizarei dinheiro por não precisar de adquirir outra máquina para outra aplicação e no momento que o sistema do Tio Bill der pau, que com certeza vai dar, haaa, não tenha dúvida, se não acontecer isso não é um legitimo Windows e seria Linux o seu nome.
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian natty contrib
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian maverick contrib non-free
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian lucid contrib non-free
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian karmic contrib non-free
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian hardy contrib non-free
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian squeeze contrib non-free
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian lenny contrib non-free
Para distribuições baseadas em Debian adicione os repositórios no seu sources.list (/etc/apt/sources.list), não precisa colocar todos os endereços, coloque somente a linha de acordo com a sua versão.
Por exemplo se você utiliza o debian natty você irá utilizar o seguinte comando, claro que o editor é de sua preferência, mas pra facilitar a vida de que quer começar a desvendar o Linux vou utilizar o nano.
Abra um Terminal Shell e digite:
nano /etc/apt/sources.list
<de enter>
No editor escolha um espaço ou abra um espaço com enter e digite a linha referente a sua distro.
deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian natty contrib
Para salvar Ctrl+o depois Ctrl+x para sair
No shell digite para instalar a chave publica Oracle:
sudo apt-key add oracle_vbox.asc
Se quiser fazer o download da chave pública Oracle, faça assim:
wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -
Depois de tudo feito atualize as listas de repositório do sistema:
sudo apt-get update
E depois instale a última versão do VirtualBox assim:
sudo apt-get install virtualbox-x.x
"x.x" é o número da versão disponível, para descobrir em qual versão está consulte o site do desenvolvedor em:
http://www.oracle.com/technetwork/server-storage/virtualbox/downloads/index.html
É possível neste link baixar o pacote e instalar no modo gráfico também, mas além de ser mais emocionante e prático utilizar a linha de comando o seu virtual box poderá ser atualizado sem esforço toda vez que o Synaptic for atualizar o sistema e utilizando o clique do seu mouse em arquivos .deb ou .rpm quando quiser atualizar terá sempre que entrar neste link e baixar a versão mais nova e instalar, só que com uma condição, terás que desinstalar a versão anterior antes kkkkkk.
Desculpe é que o trabalho é dobrado e tem gente que acha que é o caminho mais fácil.
Continua...
Nenhum comentário:
Postar um comentário